JL CLUBE OLIMPICO DE TRAP & SKEET & SPORTING CLAYS
CR 1484 SFPC/10   CNPJ 02.815.676/0001-69
Avenida Manoel Feliciano de Lima S/N, Lagoa do Mato, Camará, Aquiraz-CE 61700-000
Email: jlclube@terra.com.br

O CLUBE

O CLUBE - JL CLUBE OLIMPICO

 

Fundado em outubro de 1998 pelo empresário JOSÉ LIBERATO BARROSO FILHO, a história  do JL CLUBE OLIMPICO DE TRAP & SKEET & SPORTING CLAYS nos leva ao passado do tiro esportivo do Ceará, quando na década de 50 foi fundada a SOCIEDADE CEARENSE DE TIRO,  CAÇA E PESCA, mais conhecido como CLUBE CAÇA E PESCA, nome hoje do bairro onde situava-se o clube. Dentre os fundadores estavam meu pai, RAIMUNDO FERNANDES CARVALHO. O SR. RAMY, como era conhecido, amante do tiro ao vôo, trouxe a idéia do tiro ao prato para o nosso estado e o clube estabeleceu-se quase que exclusivamente com essas modalidades. Ele também foi o primeiro a trazer, treinar e usar os cães da raça POINTER INGLES nas caçadas às perdizes (liberadas na época). Eu nasci e vivi no meio do tiro ao vôo. Ir ao CAÇA E PESCA, era um programa de família. Recordo-me já na década de 70, da “quase viagem” que fazíamos para ir ao clube, onde a programação incluía pesca, comida, lazer e TIRO AO PRATO. O clube teve seus altos e baixos. Indo pra década de 80, o tiro ao prato olímpico do CAÇA E PESCA, era hegemônico no norte-nordeste. Nas modalida, cito nomes dos grandes CAMPEÕES da época, alguns ainda frequentadores assíduos do JL:  ADLER VIANA (nosso líder), JOSÉ ISAAC (zé mingau, meu professor e amigo), PAULO MONTENEGRO, esse grande atleta da seleção brasileira de fossa olímpica da época, hoje dono do clube CARCARÁ (seu apelido dos tempos de atleta), JOSÉ MARIA MEIRELES, ANTONIO BARBOSA, filho do grande campeão  e gênio do tiro ao vôo ARLINDO BARBOSADr. CLAUDIO CINZANO, RIBEIRO, DR. ARTHUR ENÉAS e muitos outros.

Sem detalhes de tempo, o fato é que o progresso chegou e o CAÇA e PESCA teve suas atividades interrompidas por cerca de 10 anos.  A atividade do tiro ao prato à beira mar tornou-se impossível pois a cidade cresceu praquelas bandas.

Meados da década de 90, o CAÇA E PESCA ressurgiu. Numa fazenda em Pindoretama o clube voltou a funcionar com tiro ao prato. Essa foi minha época de inicio como competidor. Meu professor ZÉ MINGAU me emprestou arma e me cedeu sua técnica. Dai em diante travamos “batalhas” memoráveis no campo de tiro do SKEET e o Ceará voltou a dominar os campos de tiro ao prato no Norte-Nordeste.

Um certo dia, o PAULO CARCARÁ traz para uma visita ao clube, o empresário JOSÉ LIBERATO, que estava à procura de um esporte para ele e o filho, e tinha identificação com o tiro ao prato, pois seu tio PLÁCIDO BARROSO havia sido campeão e frequentador do CAÇA E PESCA. O resultado é que uns 30 dias depois o JL CLUBE estava em construção.

Dessa vez o CAÇA E PESCA foi sucumbido por uma estrutura e localização insuperáveis. Mais um período de ouro pro tiro ao prato do ceará. Campeões Brasileiros e atletas na seleção brasileira. Eu sou sócio fundador e fiz parte da administração nessa fase do JL, que perdurou até 2003. Mais um baque para o esporte quando do falecimento do filho do Liberato e o fechamento do clube. Nesse momento havia sido fundado o CARCARÁ, que tal como o JL não tinha a figura do sócio contribuinte. O tiro ao prato passou a ser praticado timidamente no CARCARÁ e outros clubes com estrutura menor.

Meados de 2010, um grupo de amigos me incentivou a procurar o José Liberato com o intuito de reativar o JL. O acordo foi fechado e iniciamos essa nova fase do clube. Agradecimentos sinceros ao EDGAR PINHEIRO, CARLOS EFREM, FERNANDO BITENCOURT, PAULEAN SIMOES, BAK ARRUDA, ALEX FEITOSA e vários outros apoiadores dessa idéia. Nova grande fase pro tiro ao prato do Ceará. Inúmeras conquistas expressivas.  Nesse período o JL mantinha-se como um clube de tiro ao prato. Havia o stand de armas curtas para uso dos sócios com seus próprios insumos e armas.

Na fase mais recente inicia-se uma parceria muito próspera com a EGINA SANTIAGO, que reestruturou o restaurante do clube e com o RAMON FARIAS à frente do tiro à bala. Nesse período nomes como GEOVANI CARVALHO e ALEXANDRE SILVA merecem meus agradecimentos.

Ano de 2020 pré-pandemia; juntou-se à parceria o grande entusiasta do tiro esportivo ANGELO PORTUGA, e assume o restaurante de forma mais organizada a dna Neide com a marca TEMPERO DA NEIDE.  Passamos a ter uma secretaria organizada, horários de funcionamento bem definidos, monitoria no stand e recarga de alta qualidade. Sofremos com a pandemia e o momento de crise que passa a economia mundial. No nosso esporte cancelamento dos grandes eventos de tiro ao prato. Mantivemos a nossa COPA JL de bala e prato, com expressiva participação dos atletas do tiro. Mantemos a esperança de finalizar o ano com satisfação e alegria, peculiares ao ambiente do JL.

No ano de 2021 , nós que administramos o JL e os que mais frequentam o clube, presenciamos o avanço da obra de um condomínio colado à área do clube. Esse empreendimento está locado no terreno pertencente ao José Liberato, e termina exatamente nos limites do clube. Sofremos nesse momento os mesmos efeitos do progresso que o nosso CAÇA E PESCA da praia enfrentou.

Surgiu então a oportunidade da parceria com o novo clube SHOOTERS, e construímos a nossa sede dentro da mesma área, unindo as forças em pró do esporte do tiro esportivo. Que Deus abençoe nosso futuro.

 

 

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.